Sobre
A Oncologia
Assim como o nosso cabelo ou a nossa pele, o corpo todo está em constate renovação. A cada respiração, parte do pulmão é danificada e precisa ser restaurada; cada vez que vamos ao banheiro, parte do intestino precisa ser reposta; cada vez que temos uma infecção, o corpo precisa se recuperar.
Esse processo é muito controlado e, se algum problema acontecer, ele é rapidamente identificado e corrigido. Um câncer acontece quando, no precesso normal de restauração do corpo, ocorre um problema e uma parte do órgão começa a crescer sem controle.
Todo câncer é maligno?
Existem doenças em que uma parte de um órgão cresce sem controle, mas isso não prejudica o órgão e não ameaça a vida do paciente. Estas são chamadas de doenças benigas. Exemplos comuns são as pintas benignas, os lipomas (ou nódulos de gordura na pele), os cistos e alguns pólipos.
Chamamos de câncer (ou de doenças malignas) quando a doença tem a capacidade de prejudicar o órgão e de se espalhar para outras áreas do corpo.
O que causa o câncer?
O câncer raramente tem uma causa única. Em geral, envolve fatores que levam a maior lesão nos órgãos e tecidos ou que impedem a reparação adequada destas lesões. Este desbalanço, ao longo da vida, leva ao surgimento do câncer.
Exemplos de fatores que aumentam o risco de câncer
- Cigarro
- Bebida alcoólica
- Carne vemelha e embutidos
- Exposição excessiva ao sol ou outras radiações
- Infecções como hepatites, HPV, Helicobacter pylori
- Obesidade
- Algumas medicações
- Inflamações crônicas
- Enfraquecimento do sistema imune (por medicação ou doenças)
- Tendências familiares de câncer
O câncer tem tratamento?
Com os avanços na medicina, o câncer é cada vez mais tratável. Todos temos um conhecido ou familiar que passou por um tratamento de câncer e hoje está bem.
Este tratamento depende do tipo de tumor (um câncer de mama é tratado diferente de um câncer de prostata), da localização da doença (um câncer localizado é tratado diferente de um câncer metastatico) e da saúde do paciente.
Em geral, o tratamento envolve medidas locais, como a cirurgia e radioterapia, remedios para tratar o câncer, como as quimioterapias, e medidas de suporte, como nutrição, odontologia, atividade fisica, psicologia e outros.
Todo mundo recebe quimioterapia?
Não. Existem tumores que são tratados apenas com cirurgia, radioterapia ou com tratamentos hormonais.
E o que faz o oncologista clinico?
O oncologista clínico é o médico que vai, junto com o paciente, decidir como combinar os diferentes tipos de tratamento para o câncer visando atingir os melhores resultados, garantindo a qualidade de vida.
Conheça o
Dr. Diogo bugano
Médico oncologista formado pelo MD Anderson Cancer Center e especialista em tumores de pulmão e do trato digestivo, membro do Centro de Oncologia do Hospital Israelita Albert Einstein.
Conheça mais