Nova combinação de quimioterapia aumenta a chance de cura de câncer de estômago - Diogo Bugano
Estudo mostra que é seguro reduzir pela metade as seções de quimioterapia em alguns pacientes com câncer de cólon operado
9 de agosto de 2017
Outra droga-alvo oral aprovada para o tratamento de câncer de pulmão
8 de setembro de 2017

Nova combinação de quimioterapia aumenta a chance de cura de câncer de estômago

O tratamento padrão para a maioria dos pacientes com câncer de estômago que não possuem metastases é cirurgia para retirada do estômago e quimioterapia. A quimioterapia é tradicionalmente feita com 2 medicações, e pode ser feita antes ou depois da cirurgia. Um grupo alemão demonstrou que uma combinação de quimioterapia com 3 drogas, chamada “FLOT” pode aumentar em 10% a chance de cura destes pacientes.

Imagem Nova combinação de quimioterapia aumenta a chance de cura de câncer de estômago

A sigla FLOT diz respeito às medicações usadas na quimioterapia (Fluorouracil, Leucovorin, Oxaliplatina e Taxano). No estudo FLOT4, 716 pacientes com câncer de estômago receberam um total de 4 meses de quimioterapia com o esquema FLOT ou com quimioterapias padrão. O tratamento era feito por 2 meses antes da cirurgia e por mais 2 meses depois do procedimento. Após 3 anos de seguimento, 46% dos pacientes no grupo FLOT estavam sem doença alguma, versus 37% dos demais pacientes.

Essa nova combinação é, porem, mais tóxica. Até 35% dos pacientes tiveram efeitos colaterais graves, como infecções, e apenas 50% conseguiram completar todos os 4 meses de tratamento. A combinação já é disponível em convênios, mas não no SUS.

Mais informações no site: http://ascopubs.org/doi/abs/10.1200/JCO.2017.35.15_suppl.4004

 

Conheça o
Dr. Diogo bugano

Médico oncologista formado pelo MD Anderson Cancer Center e especialista em tumores de pulmão e do trato digestivo, membro do Centro de Oncologia do Hospital Israelita Albert Einstein.

Conheça mais